segunda, 28 de julho de 2025
Euro Dólar

FEIRA DE SAÚDE BUSCA RESGATAR DIGNIDADE DE HOMENS EM SITUAÇÃO DE RUA

VICTOR OLIVEIRA - 28/07/2025 12:23

Para resgatar a dignidade de homens em situação de rua e vulnerabilidade social, a Associação Pleno Cidadão (Aspec Liberdade 2) realizou, na manhã desta segunda-feira (28), uma feira de saúde no âmbito do Julho Amarelo, com apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Distrito Sanitário Liberdade. A iniciativa procura alertar a população sobre o diagnóstico, prevenção e tratamento das hepatites virais, aproveitando para agir também na conscientização acerca da necessidade de cuidados com a saúde do homem.

Esta é a segunda edição da Feira de Saúde do Julho Amarelo na Aspec Liberdade 2. O atendimento foi feito mediante apresentação de senha por ordem de chegada, com estimativa de abranger aproximadamente 100 homens, sendo 50 pacientes da própria unidade.

Oriundo da cidade de Itabuna, Cristiano Bonfim, de 45 anos, disse que a feira é uma grande oportunidade de conseguir atendimento médico gratuito e de qualidade. “Vim buscar consulta na área de cardiologia. Aproveitando que estou aqui, tentarei outras especialidades, pois é uma boa oportunidade de acessar esse tipo de atendimento”, declarou.

A assistente social da Aspec Liberdade 2, Juliana Trindade, explicou sobre os serviços oferecidos na feira de saúde da unidade. “Nesta ação, realizada em conjunto com o Distrito Sanitário da Liberdade, estamos oferecendo atendimento especializado nas áreas de saúde mental, através do Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) Liberdade, serviços ambulatoriais, por meio da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro, realizando aferição de pressão arterial e glicemia”, informou.

A coordenadora de Ações do Distrito Sanitário Liberdade, Lívia Santana, completou que a feira assistencial concentra serviços como vacinas contra gripe, Covid, hepatite B e tétano, além de coleta de material para exames de tuberculose, orientação para saúde bucal com entrega de kits de higiene, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos de além de atendimento médico em diversas áreas.

“A grande procura sempre fica por conta dos atendimentos médicos e a imunização. Temos uma grande demanda de usuários com a carteira de vacinação em atraso, e, pelo histórico da primeira edição, realizada em 2024, essas são as demandas de maior expressão. São ações que integram essas pessoas, que muitas vezes não se sentem tão à vontade em comparecer às unidades convencionais de saúde, até mesmo pelo estigma social. Hoje conseguimos fazer a ponte entre essa unidade e as demais unidades de saúde do município, além de realizar articulação com o Caps e demais órgãos assistenciais do município”, explicou.

A Aspec Liberdade 2, conveniada da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), é uma unidade de atendimento institucional voltada para o público masculino, que presta atenção a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Atualmente, a associação possui cerca de 80 abrigados do sexo masculino.

“Os pacientes chegam à unidade encaminhados por algum serviço, a exemplo dos Centros Pop ou hospitais, que estejam em situação de ausência de moradia, e que necessitem de algum espaço que forneça este suporte psicossocial, providência de documentos, retorno à família com alguns benefícios socioassistenciais, a exemplo de auxílio moradia ou outras necessidades dependendo da demanda de cada indivíduo, pois as ações são trabalhadas individualmente”, completou Juliana.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.