sábado, 02 de agosto de 2025
Euro Dólar

CONVERSAS ENCONTRADAS NO CELULAR DE BOLSONARO REVELAM ARTICULAÇÕES POLÍTICAS CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Matheus Souza - 28/07/2025 10:20

Conversas extraídas do celular do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apreendido pela Polícia Federal em maio de 2023, revelam como o ex-chefe do Executivo manteve articulações políticas com parlamentares e empresários durante o primeiro ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O material inclui 7.268 arquivos, entre mensagens de WhatsApp, áudios, vídeos e documentos. A defesa de Bolsonaro afirmou que não irá se manifestar.

As mensagens analisadas se concentram no período de uma semana anterior à apreensão do aparelho, em 3 de maio de 2023, durante uma operação que investigava fraudes em certificados de vacinação contra a Covid-19. Registros anteriores teriam sido apagados e não foram recuperados.

Entre os diálogos analisados, um trecho mostra que Bolsonaro orientou o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) a assinar um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), entre eles Alexandre de Moraes.

A proposta da CPI, apresentada originalmente em 2022 pelo deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), buscava investigar supostos abusos de autoridade por parte do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2023, parlamentares da base bolsonarista tentaram retomar a coleta de assinaturas, mas a comissão não foi instalada.

Ainda em abril de 2023, Bolsonaro orientou seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), a agir contra o avanço do Projeto de Lei 2.630/2020, conhecido como PL das Fake News. NAs mensagens também indicam que o ex-embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, teria se oferecido para financiar uma viagem internacional de Bolsonaro ao país em 2023.

Em outra frente, o deputado Hélio Lopes montou uma barraca na Praça dos Três Poderes, em frente ao STF, com um protesto simbólico, esparadrapo na boca, contra decisões judiciais impostas a Bolsonaro por Alexandre de Moraes. A manifestação foi desmontada por ordem do ministro, que argumentou que as medidas buscavam evitar episódios similares aos do 8 de Janeiro. No dia seguinte, a praça foi isolada com grades.

 

Com informações da Agência Brasil*

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.