Navios carregados com cobre alteraram suas rotas para chegar aos Estados Unidos antes que entre em vigor a nova tarifa de 50% anunciada pelo ex-presidente Donald Trump. A medida passará a valer a partir de 1º de agosto e já causa impacto no comércio internacional.
Segundo o jornal O Globo, ao menos quatro embarcações estão em trânsito com destino ao país. Um deles, o graneleiro Kiating, saiu de Townsville, na Austrália, na quarta-feira (23), com 8 mil toneladas de cobre orgânico. Inicialmente com destino a Nova Orleans, o navio agora deve atracar no Havaí em 30 de julho — quase 20 dias antes do previsto, para evitar o novo tributo.
A Kpler, empresa especializada em dados marítimos, informou que ainda não há confirmação sobre o proprietário da carga. No entanto, embarques anteriores saindo da mesma região transportavam cobre das minas Mount Isa, operadas pela Glencore.
O movimento representa uma tentativa de aproveitar a arbitragem comercial antes da taxação e reforça os efeitos da política econômica anunciada por Trump no mercado global.
Foto: Agência Brasil