A ampliação e requalificação do Aeroporto de Barreiras – Dom Ricardo Weberberger, no Oeste baiano, que reúnem a cerca de R$63,43 milhões em investimentos, receberam nesta sexta-feira (25) a visita do governador, Jerônimo Rodrigues. Acompanhado pelo superintendente de infraestrutura de transportes da Bahia, Saulo Pontes, representantes do movimento “Decola Oeste” e outras autoridades, o governador destacou a relevância estratégica do empreendimento para impulsionar o desenvolvimento econômico da região, especialmente nas áreas do agronegócio, turismo e logística.
“Além do transporte de pessoas, de passageiros, teremos aqui um aeroporto muito importante para exportação. Por exemplo, o cacau — não tenho dúvidas de que este aeroporto será fundamental. Além dele, temos também os aeródromos, que são aeroportos menores, como o de Santa Rita de Cássia. Portanto, estamos abrindo a possibilidade de garantir que, por ser uma região com uma geografia muito ampla, tenhamos condições de atender diferentes demandas: transporte de pacientes, turismo, negócios. Este aeroporto, com fé em Deus, estará pronto até meados do ano que vem. Vamos voltar aqui para entregá-lo completamente finalizado”, pontuou o governador.
“Hoje, nós estamos aqui na visita de inspeção, a empresa já instalada, já montando o canteiro, para que no dia 5 [de agosto] já comece propriamente a obra de ampliação da pista. Com a ampliação, nós vamos chegar a ter uma pista acessível para o pouso de boeing. Hoje, só pousa aqui modelos ATR, com 70 passageiros. Depois de ampliada vai pousar boeing com 200 passageiros,” pontuou Pontes.
De acordo com um dos representantes do movimento “Decola Oeste”, Ricardo Scartezini, “é com muita alegria que a gente recebe essa visita do governador, porque esse aeroporto é extremamente importante. Aqui a gente está falando sobre economia, sobre educação, sobre saúde, enfim, sobre todos os meios sociais que esse aeroporto vai trazer para toda a nossa região, fortalecendo todo o oeste da Bahia e fortalecendo toda a nossa população aqui.”
Entre as principais intervenções está a construção de um novo Terminal de Passageiros (TPS), com área de 2.200 m² — quase quatro vezes maior que o atual, de 600 m² —, com capacidade para atender até 300 passageiros por hora em horários de pico. O projeto, orçado em R$ 19,3 milhões com recursos do Governo do Estado, será executado pelo Consórcio Projetista Barreiras, que terá até três meses para elaborar os projetos básicos e executivos. Após aprovação, as obras deverão iniciar ainda no segundo semestre e terão duração prevista de 360 dias.
Foto: Feijão Almeida/GOVBA