A Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro da Graça, foi palco da 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), teve como tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”.
A iniciativa contou com debates voltados ao fortalecimento e à ampliação das políticas públicas voltadas à população feminina. Além disso, as atividades incluíram a atuação de grupos de trabalho divididos em eixos temáticos: enfrentamento à violência contra as mulheres; saúde integral, com foco em saúde sexual e reprodutiva; autonomia econômica e geração de renda; e fortalecimento da participação política e controle social.
A programação foi iniciada na quarta-feira (23) com uma mesa de abertura que reuniu a secretária da SPMJ, Fernanda Lordelo; Natália Gonçalves, representante da sociedade civil e da Comissão Organizadora Municipal – Participação e Controle Social; e a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore.
Durante o discurso de abertura, Lordelo ressaltou a importância do encontro como instrumento participativo e estratégico para a formulação de políticas públicas.
“Aqui nós temos um espaço de escuta, diagnóstico, proposição e ação. Com o tema escolhido, celebramos a interseccionalidade e a diversidade, elementos fundamentais na construção de políticas públicas plurais e efetivas. É com satisfação que falamos de alguns avanços desde 2022, quando a gente começou a coordenar o Observatório Municipal de Violência contra a Mulher, que já permitiu identificar padrões de violência, planejar serviços e monitorar resultados”, afirmou.
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS