sexta, 25 de julho de 2025
Euro Dólar

AÇÃO AMBIENTAL REMOVE 1,2 TONELADAS DE MEDUSA INVASORA DA BAÍA DE TODOS-OS-SANTOS

Matheus Souza - 25/07/2025 11:28 - Atualizado 25/07/2025

Um total de 1,2 tonelada da medusa exótica invasora Cassiopea andromeda foi removida da da Baía de Todos-os-Santos, na região da praia do Brasileirinho, em Itaparica, na última quinta-feira (24). A iniciativa foi realizada no Dia do Oceanoteve como objetivo conter os impactos causados pela espécie, que ameaça a biodiversidade marinha e compromete o equilíbrio dos ecossistemas costeiros da região. A ação integrou a primeira etapa de uma operação ambiental conduzida pela Prefeitura de Itaparica, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).

As medusas invasoras removidas serão encaminhadas para uma pesquisa científica que irá avaliar os impactos da espécie na região e subsidiar o desenvolvimento de estratégias de monitoramento e controle a longo prazo, orientando as próximas etapas de preservação ambiental. A operação também contou com o apoio dos projetos ambientais Maré de Março e Recife das Pinas Unas, além da participação ativa de moradores da comunidade local.

A medusa Cassiopea andromeda é uma espécie exótica com alto potencial de desequilíbrio ecológico. Pode afetar diretamente organismos nativos e impactar populações humanas que dependem dos recursos naturais locais. Originária de regiões tropicais e subtropicais do Oceano Índico, Pacífico Ocidental e Mar Vermelho, não é nativa do Brasil, embora já tenha sido registrada em algumas áreas do litoral. Elas vivem de cabeça para baixo, apoiada no fundo de ambientes costeiros de águas calmas e rasas, como manguezais, baías e recifes de coral, onde há intensa incidência de luz solar.

“Esta operação reforça o nosso compromisso em proteger a biodiversidade e agir rapidamente diante de ameaças ambientais. A presença dessa espécie invasora pode gerar impactos significativos no equilíbrio ecológico e, por isso, estamos unindo esforços com instituições científicas e órgãos ambientais para garantir a preservação da nossa baía”, destacou Sérgio Pitta, secretário municipal de Meio Ambiente de Itaparica.

A prefeitura de Itaparica, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente, está atuando de forma atenta na causa, junto às instituições parceiras, pela proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da Baía de Todos-os-Santos. Essa ação integra um conjunto de esforços voltados à conservação dos ecossistemas costeiros, à valorização da biodiversidade marinha e à promoção de práticas responsáveis no uso dos recursos naturais.

 

Foto: Divulgação Interativa Viva

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.