sexta, 25 de julho de 2025
Euro Dólar

VISITA GUIADA LEVA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA À CASA DAS HISTÓRIAS DE SALVADOR

LUIZA SANTOS - 24/07/2025 17:45

Um rico recorte da história da capital baiana foi apresentado a 25 pessoas, das quais 15 possuem algum tipo de deficiência, na tarde desta quarta-feira (23). A iniciativa faz parte do projeto “Saídas Culturais – Visita Guiada Acessível”, que acontece na Casa das Histórias de Salvador, no Comércio.

A ação ocorre dentro da programação do Salvador Capital Afro/Mulheres Negras em Movimento que, até o próximo dia 27, realiza uma série de ativações culturais em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho. Daiane Pina, diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), lembra que o projeto Mulheres Negras em Movimento também contempla as pessoas com deficiência, em diversas atividades.

“É o caso das Saídas Culturais, onde realizamos saídas acompanhadas de especialistas em audiodescrição e intérpretes de Libras, para guiar pessoas com deficiência visual, intelectual ou auditiva para a realização de atividades, neste caso em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), para que elas possam conhecer os espaços culturais de Salvador da maneira mais acessível possível. Quando se realiza um evento como este, é indispensável que todas as pessoas participem e se sintam incluídas”, explica Daiane.

Nesta quinta-feira (24), o espaço sedia uma roda de conversa sobre o protagonismo da mulher negra e com deficiência na cultura, Além de uma apresentação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), sobre mulheres negras, periféricas e com deficiência.

Reparação – Mentora do projeto Saídas Culturais Acessíveis, a professora universitária Sandra Rosa lembra que, historicamente, pessoas com deficiência eram excluídas da sociedade. “Hoje, por outro lado, vivemos essa perspectiva de inclusão e direitos humanos, onde é possível acessar tudo que é produzido culturalmente na sociedade. Então, essa visita é um pequeno passo, uma peruana contribuição para sanar o débito histórico que temos com pessoas que querem viver a diversidade”, diz.

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.