A Bahia registra 780 mil pessoas com 14 anos ou mais fora do mercado de trabalho, segundo dados do primeiro trimestre da PNAD Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante desse cenário, as ocupações com maior procura têm sido para funções operacionais, com destaque para os setores de limpeza e telemarketing, de acordo com o SineBahia.
Essas áreas, frequentemente vistas como ponto de entrada no mercado enquanto se busca por melhores oportunidades, também representam uma alternativa viável para perfis específicos, como explica Daíse Marques, especialista em Recursos Humanos e gestora da Aurora Pessoas e Negócios.
“Muitas pessoas já têm experiência informal ou doméstica em limpeza, mesmo que não registrada. Quanto ao telemarketing, é visto como uma função que não exige habilidades físicas, o que atrai jovens, mães solos, pessoas com deficiência leve ou em transição de carreira, por também ter carga horária reduzida e remuneração compatível com salário mínimo”, analisa.
Segundo Daíse, o receio de não conseguir se sustentar também impulsiona a procura por essas vagas. “Aqueles que se candidatam acreditam ter maior chance de colocação e início imediato, ideal para quem busca apenas um meio de sustento”, conclui.
Foto: Divulgação/Portal CTB