A imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaça comprometer o envio de toneladas de frutas ao mercado norte-americano. A medida entra em vigor no dia 1º de agosto e já levou à suspensão de embarques de frutas, grãos, carnes e pescados.
Segundo a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), cerca de 2,5 mil contêineres prontos para exportação aguardam uma solução diplomática. A informação foi divulgada pelo portal G1.
Entre os produtos mais impactados está a manga, principal fruta in natura enviada pelo Brasil aos EUA. A entidade afirma que não há como redirecionar a produção para o mercado interno ou europeu sem provocar um colapso: “o preço vai desabar e não há logística para isso”. A Abrafrutas ainda prevê que o segundo semestre pode ser um “período de colapso”.
O governo Lula recomendou que as empresas brasileiras acionem seus compradores nos EUA, enquanto negocia com a administração Trump um adiamento de 90 dias na aplicação da tarifa.
Foto: Freepik