O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pode tomar uma decisão nesta quarta-feira (23) sobre os esclarecimentos apresentados pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), investigado por possível descumprimento de medidas cautelares.
Desde a última sexta-feira (18), Bolsonaro está obrigado a seguir determinações judiciais, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, em função do processo no qual é réu por tentativa de golpe de Estado.
O ex-presidente Jair Bolsonaro também é investigado por suposta tentativa de interferência nas investigações em curso.
Na última segunda-feira (21), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 24 horas para que a defesa se manifestasse após Bolsonaro aparecer em um vídeo publicado nas redes sociais durante visita ao Congresso Nacional.
Os advogados do ex-presidente afirmaram que ele não foi o responsável pela postagem nem solicitou que terceiros o fizessem. Alegam ainda que Bolsonaro desconhecia que conceder entrevistas poderia ser interpretado como descumprimento da ordem judicial, uma vez que a decisão anterior não detalhava essa restrição.
O que pode acontecer agora
Com a resposta da defesa em mãos, Moraes tem algumas alternativas:
Foto: Agência Brasil