O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), demonstrou preocupação com os impactos das novas tarifas anunciadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, especialmente aqueles produzidos no estado e voltados ao mercado norte-americano. Durante evento realizado nesta segunda-feira (21), na Estação da Calçada, em Salvador, o governador relatou que produtores baianos já têm contratos fechados e contêineres prontos para exportação, agora ameaçados pelas medidas do presidente Donald Trump.
“Fiz inclusive uma reunião com produtores exportadores de manga, de uvas, e todo mundo muito preocupado. Tem gente com contrato pronto para exportação de uva, com contêineres prontos. Existe uma uva, uma manga, que foi produzida especificamente nos padrões para o consumo norte-americano”, disse Jerônimo.
Segundo o governador, os produtos foram desenvolvidos com características específicas de casca, polpa e caroço, baseadas em pesquisas para atender ao gosto dos consumidores dos EUA.
Além das frutas, Jerônimo citou também que há contêineres de mel e pescados prontos para envio, e destacou a preocupação com outros setores, como o da soja, milho e mineração. “A Bahia, vocês sabem, hoje é um dos dois maiores produtores de mel do Brasil, e já tem contêineres de mel também arriscado, ameaçado de não ser exportado. Agora você imagina, o mel é uma cultura produzida essencialmente por pequenos, pelo agricultor familiar.”
O governador aproveitou para criticar sanções políticas aplicadas pelo governo norte-americano, como a suspensão de vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “A política não pode atrapalhar o mercado, a economia. Todas as vezes que vimos um se meter no outro, não deu certo”, afirmou.
Foto: Eduardo Aiache/GOVBA