A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador iniciou, na tarde desta segunda-feira (21), um curso de defesa pessoal voltado para cerca de 80 mulheres que atuam como servidoras e motoristas da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). A capacitação é gratuita e está sendo ministrada pela Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência da GCM, na sede da Semob, localizada no Caminho das Árvores.
As aulas são oferecidas ao longo desta semana e utilizam técnicas adaptadas de diversas artes marciais, como goshin jutsu, kickboxing, karatê e muay thai. O conteúdo é voltado à autodefesa e tem como foco ensinar formas seguras de proteção pessoal, especialmente em situações de risco no ambiente de trabalho e nas ruas.
Ao todo, serão formadas quatro turmas, com 20 participantes cada, compostas por servidoras da Semob e funcionárias das concessionárias do transporte público, como motoristas do sistema coletivo.
De acordo com o coordenador de Ações de Prevenção à Violência da GCM, James Azevedo, a proposta é preparar as participantes para lidar com diferentes situações de perigo, reforçando que o objetivo não é ensinar a revidar, mas a se proteger.
“O foco é ensinar a autodefesa. Ensinamos, inclusive, que em alguns casos o mais seguro é recuar, correr. O curso traz orientações sobre como agir em situações de violência e quais ferramentas podem ser usadas”, explicou o coordenador James Azevedo.
Foto: Otávio Santos/ Secom PMS