Gerar negócios, criar espaços inclusivos e acolhedores, desenvolver ações inspiradoras e capacitar profissionais que estão na base da sociedade são alguns dos objetivos da Feira das Pretas 2025, que chega a sua quarta edição fortalecendo o afroempreendedorismo feminino. Desenvolvido pelo Sebrae Delas, o evento traz grandes nomes do empreendedorismo nacional para fomentar a cadeia produtiva local e acontece no próximo dia 26, das 9h às 17h, no Fiesta Convention Center, no Itaigara, em Salvador.
A Feira das Pretas celebra o Dia da Mulher Negra, Caribenha e Latino Americana, valorizando a herança histórica, fomentando a diversidade e destacando a potencialidade dos negócios liderados por mulheres negras de Salvador e RMS. Cerca de 300 empresárias e empreendedoras negras são esperadas no local.
História de sucesso
Juliana Lima, CEO da Amuuu, empresa do ramo estético e bem-estar, está ansiosa para apresentar seus produtos aos clientes, além de criar novas conexões. Ela é um exemplo de que, com vontade e perseverança, é possível empreender. “Eu iniciei meu empreendimento com apenas 20 reais. Foi muito difícil, porque as pessoas não veem mulheres negras como donas de seus próprios negócios. Nos veem, mas não nos enxergam”, detalha.
A realidade de Juliana é como a de muitas mulheres de Salvador e da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ela não tinha experiência em empreender e contou com o apoio do Sebrae para conseguir superar os desafios. Em 2024, a empresa chegou ao Top 10 da Bahia da Expofavela, e essa conquista ajudou a dar mais visibilidade aos negócios. “Alcançar este posto me ajudou a levar meus produtos a um novo patamar. Participar da Feira das Pretas será importante para estabelecer novas conexões e permitir que o cliente tenha contato com os nossos produtos”, conta.
A Feira das Pretas irá contar com painéis, rodas de conversas, palestras e mentorias, bem como exposição de produtos de mulheres negras de Salvador e RMS. Os conteúdos apresentados têm o objetivo de melhorar a gestão empresarial de negócios liderados por elas, bem como fortalecer o comportamento empreendedor das mesmas. As participantes vão encontrar soluções para a sustentabilidade dos seus negócios e apoio para as áreas de inovação, vendas, soft skills, finanças, contabilidade entre outros.
Programação
09h – Abertura da Exposição
10h – Palestra “Afrofuturas: Mulheres Negras Criando o Amanhã” – Nina Silva (@ninasilvaperfil)
11h – Palestra “Preta Cheia da Grana” – Mariana Pinto (@marianadagrana)
12h30 – Apresentação Cultural e almoço Livre
14h – Roda de conversa “Preta D’ouro, Comportamentos que levam à prosperidade” – Priscila Mércia, Cátia Andrade e Jessica Owadokun
15h15 – Batalha de pitches
15h30 – Palestra “Preta no Mundo” – Sauanne Bispo
17h – Encerramento