O governo baiano acaba de marcar presença em uma missão à Croácia com foco no compartilhamento de cases e práticas inovadoras que colocam a tecnologia a serviço da melhoria da prestação de serviços à população. Durante a viagem – realizada nos últimos dias 16 a 22 -, gestores públicos baianos, dos Estados do Piauí, Maranhão e Alagoas, e dos municípios de Salvador, Recife e Fortaleza – participaram, nas cidades croatas de Zagreb e Vodnjan, de uma agenda intensiva de workshops, visitas técnicas e encontros com executivos de empresas que são referências globais em tecnologia.
Como parte da agenda ao país da Europa Oriental, o coordenador-executivo de Transformação Digital da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), Igor Takenami, fez uma apresentação sobre transformação digital e a estratégia omnichannel adotada pelo governo baiano, para os demais integrantes da comitiva, executivos e técnicos de empresas de tecnologia da Croácia.
Na ocasião, Takenami mostrou os avanços que o governo baiano vem obtendo com a sua plataforma de serviços públicos digitais BA.GOV.BR (www.ba.gov.br), que já contabiliza mais de 6,2 milhões de usuários cadastrados e cerca de 38 milhões de atendimentos digitais.
De acordo com o gestor, o impulso dado à plataforma – que já rendeu ao governo baiano destaques no Prêmio iBest – é resultado de uma estratégia que alia serviço e utilidade pública, além de agregar recursos de comunicação ativa (WhatsApp) e atendimento digital automatizado.
“A popularidade do Whatsapp foi fundamental para ampliarmos o acesso da população aos serviços digitais; além disso, a solução foi adotada de modo a permitir ao cidadão uma experiência omnichannel, integrando os diversos canais de comunicação”, conta Takenami, ao explicar, por exemplo, que durante o serviço prestado por chatbot, o usuário pode solicitar a qualquer momento a ajuda de um atendente humano, sem precisar interromper a interação.
Foto: divulgação