A Prefeitura de Salvador iniciou obras de manutenção no Palácio Arquiepiscopal, conhecido como Palácio da Sé, localizado no Centro Histórico. A intervenção visa preparar o prédio para abrigar a nova sede do Executivo municipal.
Os serviços, conduzidos pela Secretaria de Manutenção (Seman), incluem recuperação da fachada, reforço estrutural, pintura, modernização das instalações elétricas e hidráulicas, além da instalação de sanitários.
O imóvel é tombado pelo Iphan e, por isso, as obras seguem exigências específicas de restauro. A conclusão dos trabalhos está prevista para dezembro deste ano, mas a mudança definitiva da sede só deve ocorrer no primeiro semestre de 2026.
A troca de endereço acontece após uma ação judicial questionar a legalidade da construção do Palácio Thomé de Souza, atual sede da prefeitura, no Centro Histórico. A disputa judicial teve início em 2000, por meio do Ministério Público Federal, que alega que o imóvel não respeita as normas de preservação da região.
Para viabilizar a mudança, a Secretaria de Governo (Segov) publicou no Diário Oficial do Município a contratação do Palácio da Sé por inexigibilidade de licitação.
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS