Um dos principais encontros do setor de energia limpa e sustentabilidade no estado, o II Painel de Transição Energética será realizado nesta quinta-feira (17), a partir das 8h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador. Organizado pela Associação Baiana de Energia Solar (ABS), o evento tem como destaque o debate em torno da “Pré-COP 30” — etapa preparatória regional para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será sediada no Brasil.
Com patrocínio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC), o evento conta com apoio institucional do Sebrae Bahia, FIEB, Fecomércio-BA, AMCHAM Salvador, Consórcio Nordeste, Secretaria Municipal de Sustentabilidade (SECIS), além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia e do Conselho Regional de Técnicos Industriais da Bahia (CRT-BA).
Voltado para especialistas, lideranças empresariais, representantes do setor público e da academia, o encontro pretende discutir os desafios e oportunidades da transição energética no contexto nacional e regional, além de analisar os impactos da Medida Provisória 1.300 sobre o setor elétrico brasileiro.
“Diante das mudanças regulatórias em curso, é fundamental reunir diferentes líderes do setor para construir soluções conjuntas e defender avanços que garantam a expansão da energia limpa no país. O II Painel de Transição Energética busca cumprir esse papel ao promover diálogo e articulação estratégica”, afirma Marcos Rêgo, presidente da ABS.
Três painéis compõem a programação
A programação começa às 8h com um momento de recepção e networking entre os participantes. Em seguida, acontece a mesa de abertura, com presença confirmada de nomes como Jorge Khoury (Sebrae-BA), Kelsor Fernandes (Fecomércio-BA), Mila Paes (SEMDEC), Marcos Rêgo (ABS), Tarcísio Branco (SDE), Carlos Passos (FIEB) e Glauber Piva (Consórcio Nordeste).
A jornada de debates será dividida em três painéis temáticos:
Painel I – PROTENER e Nova Indústria Brasil
O primeiro bloco abordará o Programa de Transição Energética da Bahia (PROTENER), lançado pelo governo estadual. Tarcísio Branco, da SDE, apresentará os objetivos da iniciativa, que pretende consolidar a Bahia como referência em geração renovável.
A mesa também contará com Vladson Menezes (FIEB), que tratará dos investimentos no setor energético a partir da política industrial “Nova Indústria Brasil”. Glauber Piva, do Consórcio Nordeste, fará a mediação.
Painel II – Inovações e Ações na Transição Energética
No segundo painel, o foco recai sobre as experiências inovadoras em energia solar e sua aplicação urbana e industrial. Participam Ivan Paiva (SECIS), Isabel Sartori (Fecomércio-BA) e Tauan Reis (Sebrae-BA), com mediação de Sandro Augusto (CRT-BA). O debate trará soluções que aliam tecnologia, sustentabilidade e geração de emprego.
Painel III – MP 1.300 e a Reforma do Setor Elétrico
Encerrando o evento, o terceiro painel vai analisar os efeitos da Medida Provisória 1.300 sobre a estrutura do setor elétrico nacional. Santiago Gonzalez (Amara NetZero / ABSOLAR) e Hewerton Martins (Movimento Solar Livre) debaterão os impactos da MP, especialmente para pequenos e médios operadores da geração distribuída. A mediação será feita pela jornalista Carla Melo, do Jornal A Tarde.
A expectativa é reunir mais de 150 participantes, entre autoridades, empresários, técnicos, estudantes e representantes da sociedade civil. A participação é gratuita, mediante inscrição pelo Sympla, com vagas limitadas.
Serviço
Evento: II Painel de Transição Energética – Pré-COP 30
Data: 17 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: Das 8h às 12h30
Local: Auditório da FIEB – Salvador/BA (Rua Edístio Pondé, 342, Stiep, Salvador/BA)
Realização: Associação Baiana de Energia Solar (ABS)
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/2-painel-de-transicao-energetica-pre-cop-30-boas-praticas-no-uso-da-energia-solar/3012896
Foto: João Valadares