A Prefeitura de Salvador realiza na próxima sexta-feira (18) a Feira da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, uma parceria com a Faculdade Anhanguera que tem como objetivo ampliar o acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. O evento também vai oferecer oportunidades para pessoas com idades acima de 50 anos e vagas de aprendiz para quem nunca trabalhou. Totalmente inclusiva, a feira terá a presença de intérpretes de libras, audiodescritores, guias de acessibilidade, especialistas em autismo e deficiências múltiplas.
A feira é uma iniciativa das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) em parceria com a Anhanguera, e será realizada na sede da instituição de ensino, localizada na Av. Santiago de Compostela, nº 216, ao lado do Shopping da Gente, no Parque Bela Vista.
A diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, explica que o poder público municipal tem buscado ampliar a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, incluindo ações, projetos e iniciativas de empregabilidade.
“O evento está na segunda edição. Garantimos intérpretes para que o processo seletivo seja totalmente acessível. A feira é uma mostra do trabalho da Prefeitura em busca da equidade de oportunidades para todas as pessoas com deficiência. Será um encontro de muitas possibilidades, oportunizando desde o jovem aprendiz até as pessoas com mais de 50 anos. Teremos vagas para todo esse público”, reforça a diretora.
No local, serão montados estandes do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), órgão que integra a Semdec e desenvolve ações de empregabilidade, além de boxes de empresas locais de Salvador e da Região Metropolitana.
A Feira também terá uma programação especial com a presença do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, realização de uma palestra com um especialista da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) sobre dignidade menstrual, além da apresentação da banda da Guarda Civil Municipal e um momento de acolhimento promovido pelas Mães Atípicas, que ficarão responsáveis pelos lanches.
Documentação
O evento é uma oportunidade para empresas demonstrarem seu compromisso com a inclusão e para pessoas com deficiência encontrarem oportunidades no mercado de trabalho. Interessados em participar devem levar os seguintes documentos: currículo atualizado, documento de identificação com foto (RG, CNH, etc.), e carteira de trabalho (física ou digital).
Além disso, dependendo da vaga e da empresa, pode ser solicitado comprovante de escolaridade, comprovante de endereço e comprovante de inscrição no PIS/Pasep.
Ao longo do ano, o Simm oferta vagas para PCDs diariamente. A unidade está localizada no Comércio, com funcionamento das 6h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Serviços do órgão para pessoas com deficiência também são ofertados nas 10 Prefeituras-Bairro espalhadas pela cidade.
Foto: Bruno Concha / Secom PMS