O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou ontem (13) a criação de um comitê interministerial para conversar com os setores mais afetados pela sobretaxa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros.
Ele avisou aos ministros que se reunirá pessoalmente com empresários para tratar desse tema, de acordo com fonte que participou da reunião organizada pelo petista neste domingo.
Lula recomendou firmeza e sobriedade aos ministros do seu governo e disse que, a partir desse levantamento com os setores, ele conversará individualmente com cada grupo para traçar uma estratégia conjunta de atuação e de negociação com o governo americano.
Segundo uma fonte, o comitê terá a participação dos ministérios da Fazenda (Fernando Haddad), das Relações Exteriores (Mauro Vieira) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Geraldo Alckmin).
Essas pastas participaram de reunião com o presidente na noite deste domingo, no Palácio da Alvorada, para falar sobre as próximas iniciativas do governo. Também estiveram presentes representantes da Casa Civil, Secretaria de Relações Institucionais, Secom (Secretaria de Comunicação Social) e Agricultura.
Os demais ministérios serão chamados para as conversas quando envolverem as áreas de cada pasta, como a Agricultura para tratar dos impactos para a produção agropecuária do país. Entre os produtos mais afetados estão a laranja, café, carne bovina e celulose.(FSP)