Uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e a Associação Brasileira de Energia Solar (ABS) vai oferecer, durante o segundo semestre, 80 vagas para a formação de novos profissionais que desejam trabalhar no setor de energia solar. O programa de Formação de Instaladores Fotovoltaicos terá quatro turmas de 20 alunos, com foco em preparar mão de obra qualificada para esse mercado estratégico.
A atividade integra o programa Treinar Para Empregar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), e conta com apoio institucional da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).
A primeira turma do ano já está em execução no Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), do Comércio. Encerradas as atividades deste grupo, novas inscrições serão anunciadas através do Instagram @semdecsimm.
Mercado promissor – Considerado um curso de grande importância em mercado promissor, a trilha de energia solar foi iniciada no ano de 2022. Desde então, 303 pessoas já foram certificadas, com grande parte sendo inserida ou direcionada para oportunidades no setor.
“Essa é a primeira de quatro turmas programadas para este ano, com a previsão de 80 pessoas qualificadas até o final de 2025. É uma área cujo mercado de trabalho absorve mais de 80% dos formados, e a outra parte acaba empreendendo no setor”, destaca Ivan Euler, titular da Secis.
Cristiane Thomaz, gerente executiva do Trabalho e Qualificação do SIMM, explica que a procura pelo curso ainda é predominantemente masculina. “Isso reflete o cenário nacional da área de energia solar. No entanto, já é possível observar uma maior diversidade de gênero, e com certificações sendo ocupadas por mulheres, o que sinaliza um avanço importante para a inclusão feminina no setor de energia renovável”.
De acordo com a gestora, o curso tem caráter profissionalizante, com aulas teóricas e práticas, voltadas para introduzir os participantes no mercado de trabalho, com foco em competências essenciais para atuação como montador de sistemas fotovoltaicos.
“Esse curso oferece os fundamentos técnicos e a vivência prática necessária para o primeiro emprego na área, além de abrir portas para especializações futuras. A qualificação profissional em energia solar representa uma grande oportunidade de inserção no mercado de trabalho, especialmente em um setor que está em franca expansão e que se alinha às demandas da economia verde. Além disso, o curso impulsiona a geração de renda e a autonomia, promovendo inclusão social, empregabilidade e sustentabilidade”, detalha Cristiane.
Foto: Lucas Moura/ Secom PMS