O tarifaço a produtos brasileiros anunciado pelo governo dos EUA motivou a apresentação na Câmara de pedidos sobre o caso. Congressistas governistas defendem que a Casa repudie o posicionamento dos norte-americanos, enquanto a oposição mira convocar ministros para ouvir esclarecimentos da atuação do Executivo.
O líder do PT, deputado Lindbergh Farias (RJ), e o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) apresentaram requerimentos de moção de repúdio ao governo dos EUA.
Os pedidos foram também motivados pela aprovação nesta semana de uma moção de louvor a Trumppedido que foi patrocinado pela oposição e votado antes do anúncio das novas tarifas.
“A posição oficial que se tem da Casa até o momento, qual é? A moção de louvor a Trump. Vai ter que ser votado alguma coisa no plenário. Eu não tenho dúvidas disso. A gente vai forçar. E isso é diferente da posição oficial do presidente da Câmara e do presidente do Senado”, disse Lindbergh em entrevista coletiva na Câmara.
Líderes avaliam que um requerimento de repúdio não deve ser pautado no plenário pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem adotado tom morno sobre o caso do tarifaço.