Saturday, 12 de July de 2025
Euro Dólar

GOVERNO BRASILEIRO ESTUDA UTILIZAR ETANOL PARA RETALIAR TARIFA IMPOSTA POR TRUMP

Matheus Souza - 11/07/2025 14:58

O governo brasileira está considerando utilizar o etanol dos Estados Unidos como um possível primeiro alvo de retaliação tarifária ao país após o presidente americano, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A avaliação em Brasília é de que o item pode ser sobretaxado sem impacto relevante no abastecimento ou nos preços do mercado interno. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Segundo a reportagem, a resposta brasileira a taxação ainda está sendo construída e depende do desfecho de negociações diplomáticas, com muitas incertezas circundando o alcance do pacote tarifário de Trump nos produtos energéticos. Em situações anteriores, os EUA optaram por deixar de fora tarifas ligadas a energia após anunciar medidas semelhantes.

Nos bastidores também circulam dúvidas sobre detalhes referentes a como as medidas americanas serão aplicadas. Um exemplo é o impacto indireto da tarifa sobre o querosene de aviação, já que quando aeronaves dos EUA abastecem no Brasil, a operação é considerada de comércio exterior, o que pode impactar de forma significativa o preço de passagens aéreas de empresas como United e American Airlines, que podem pagar 50% a mais que as concorrentes no combustível.

Apesar disso, membros do governo têm apontado que a tendência é evitar uma retaliação linear a todos os produtos americanos. A ideia é mirar itens com baixa sensibilidade econômica para o Brasil, para não gerar pressões inflacionárias.

De acordo com a Folha, o governo também discute a possibilidade de taxar serviços e propriedade intelectual, como licenças farmacêuticas e o setor audiovisual (como filmes e séries). Mas, no momento, o foco está em manter canais diplomáticos abertos para tentar negociar.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.