Sunday, 13 de July de 2025
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BRACELL E ICEP LANÇAM PROJETO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM APORÁ

LUIZA SANTOS - 11/07/2025 15:32

Neste sábado, 12, profissionais da rede municipal de ensino, estudantes, familiares e comunidades de Aporá se reunirão para debater as principais demandas e desafios da educação básica no município. A atividade marca o lançamento do Projeto de Educação Continuada, promovido pela Bracell em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), nesta cidade baiana. O Seminário de Sensibilização e Mobilização da Rede ocorrerá no Colégio Estadual de Tempo Integral de Altamira, em Aporá, das 8h às 12h.

Desenvolvido há 11 anos no Território Litoral Norte e Agreste Baiano e, desde 2022, em municípios do Recôncavo, o projeto promove a formação de profissionais das redes de ensino, contribuindo para a consolidação de uma política pública de formação continuada vinculada às práticas profissionais dos educadores. Ao longo dos anos, a iniciativa tem contribuído diretamente para a evolução dos índices de aprendizagem na região. Alguns municípios registraram aumento no Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2,2, em 2005, para 5,1, em 2023.

Durante o seminário, os participantes conhecerão as estratégias e ações previstas pelo projeto e participarão de grupos focais para a avaliação e levantamento das principais demandas e desafios educacionais locais. Os resultados desse trabalho serão sistematizados e servirão de subsídio para o desenvolvimento do plano de trabalho. “O primeiro seminário no município se configura como um espaço de construção coletiva do projeto. Ao reunir educadores, gestores públicos, estudantes, familiares e comunidade em geral, o evento possibilita a construção de um rico diagnóstico inicial da rede, criando um espaço para uma escuta ampliada dos seus diversos segmentos”, destaca Milena Oliveira, especialista em Responsabilidade Social da Bracell.

Para a coordenadora pedagógica territorial do Icep, Ana Falcão, a escuta da comunidade escolar possibilita também um olhar sobre as práticas de ensino-aprendizagem. “Nesta troca, obtemos informações mais detalhadas sobre a concepção de ensino e aprendizagem que orienta as práticas pedagógicas, a visão da comunidade sobre o ensino público no município e as expectativas dos diversos sujeitos em relação à aprendizagem de todos e todas/os ”, revela.

Foto: Icep/ Divulgação

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