O Estádio de Pituaçu, em Salvador, recebeu, na noite desta quinta-feira (10), quase dois mil estudantes para a abertura da Etapa Estadual dos Jogos Escolares da Bahia 2025. Com a presença do vice-governador Geraldo Júnior e dos secretários estaduais da Educação, Rowenna Brito, e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, entre outras autoridades, a cerimônia oficializou o início da competição entre alunos de 12 a 17 anos de escolas públicas municipais, estaduais e privadas e dos institutos federais de todas as regiões do Estado.
Recepção oficial das delegações classificadas nas fases anteriores (Escolar, Territorial e Interterritorial), apresentações culturais e execução do Hino Nacional pela banda percussiva Yayá Muxima marcaram a programação de abertura da Etapa Estadual dos Jogos Escolares, cujas competições seguem até 27 de julho, com disputas nas modalidades coletivas (futsal, basquete, vôlei e handebol), nos jogos digitais e nos esportes individuais, como atletismo, natação, judô, xadrez e ginástica.
Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da juventude baiana. “Estamos falando de um projeto que une esporte, educação, inclusão e oportunidade em todos os 417 municípios da Bahia. O Governo do Estado tem investido em escolas de tempo integral com equipamentos esportivos, como piscinas semiolímpicas, campos de futebol society, quadras cobertas e pistas de atletismo, porque acredita na potência da juventude e para que nossos estudantes tenham acesso a experiências transformadoras como esta. O esporte educa, fortalece vínculos e revela talentos”.
A secretária Rowenna Brito destacou o investimento do governo estadual no esporte dentro dos colégios da rede. “Estamos, garantindo o protagonismo dos estudantes, entendendo que é na escola o lugar de construirmos essas aprendizagens, juntamente com professores, professoras, coordenadores pedagógicos, gestores escolares. Estamos construindo a transformação da vida dos nossos estudantes, compreendendo o esporte como uma ferramenta de aprendizagem”, disse a secretária, saudando Lauriane Chaves, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Vitória da Conquista, representando a comunidade estudantil na abertura do evento.