A Petrobahia registrou no último ano um aumento de 16% na venda de diesel marítimo. Esse dado reflete a expansão da empresa, da demanda que cresce a cada dia e o aumento na distribuição do combustível no setor. Como resultado, a companhia segue posicionada como a terceira maior distribuidora de diesel marítimo no Nordeste.
Para a assessora comercial marítima da Petrobahia, Ariana Alencar, esse aumento pode ser atribuído a diversos fatores. Um dos principais foi a conclusão da tancagem no Porto de Itaqui, que melhorou a logística e facilitou o fornecimento de combustíveis para o Norte e Nordeste do Brasil. “Além desse fator, ressalto o crescimento da demanda por transporte marítimo, melhorias nas operações portuárias, como as dragagens, e o aumento das atividades offshore de apoio”.
Juntamente com esses fatores, a eficiência logística foi outro aspecto decisivo para o destacamento da empresa no mercado, permitindo que o diesel marítimo da Petrobahia chegasse em até 10 estados do Brasil só no último ano. “São alguns dos nossos clientes empresas do setor de transporte aquaviário, como navios mercantes, pesqueiros e embarcações de apoio offshore, juntamente com os operadores de terminais portuários e empresas de logística, que dependem do transporte por via marítima. Todos esses players quando buscam uma distribuidora procuram a união entre qualidade e preço justo, e isso nós temos”, finaliza.
Para 2025, a Petrobahia estima que o cenário de crescimento permanecerá, principalmente por conta da demanda, impulsionada pela expansão econômica no setor, na Bahia, Nordeste e em muitas partes do Brasil. No momento, a empresa aguarda com boas expectativas a conclusão das obras de dragagem do Porto de Ilhéus e o avanço das obras da Ponte Salvador – Itaparica, que devem contribuir para esse crescimento nos próximos anos.
Como estratégia de mercado, a Petrobahia tem buscado aumentar suas operações no Norte do Brasil, com o objetivo de alcançar uma posição de destaque, como o Top 10 nacional em movimentações de combustíveis marítimos.
“Como a nossa cultura de segurança e a preocupação com o meio ambiente são pilares fundamentais da nossa empresa, sabemos da nossa capacidade de atender todas as demandas da região com celeridade, capacidade e segurança. Hoje no mercado, oferecemos combustíveis com menor impacto ambiental, atendendo todas as diretrizes da Organização Marítima Internacional (IMO). Com toda a certeza”, finaliza Ariana.
Foto: Marketing/Petrobahia.