O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu, nesta quarta-feira, por meio das redes sociais as acusações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, feitas em uma carta endereçada ao mandatário brasileiro.
No documento, Trump anuncia a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras ao país norte-americano e justifica a medida citando que o tratamento que o ex-presidente Jair Bolsonaro vem recebendo no país é “uma vergonha internacional”. Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado.
Na resposta dirigida a Trump, Lula afirma que o Brasil é um país soberano com instituições independentes e que não aceitará ser tutelado por ninguém. O presidente brasileiro ressaltou ainda que o processo judicial contra os acusados de planejar um golpe de Estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça.
No contexto das plataformas digitais, Lula declarou que a sociedade brasileira rejeita conteúdos de ódio e que a liberdade de expressão não se confunde com agressão ou práticas violentas. Lula também ressalta que, para operar no Brasil, todas as empresas nacionais e estrangeiras estão submetidas à legislação brasileira.
A declaração de Trump sobre tratamento injusto contraria os números do fluxo comercial entre Brasil e Estados Unidos. Segundo Lula, a informação é falsa, pois as “estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos”.
A nota do presidente brasileiro reitera que, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral, será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica.
Com informações da Agência Brasil*