A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador completa 17 anos de atuação nesta sexta-feira (11). Diante da data, a instituição, criada em 2007, apresentou um balanço que destaca ações em segurança pública, com foco na prevenção, apoio social e proteção à vida.
Desde a fundação, a GCM já realizou 156.411 atendimentos à população, com 10.092 ocorrências registradas. Entre as ações de destaque estão 61.370 apoios prestados a outros órgãos e instituições, além de 2.122 socorros diretos a cidadãos em situações de emergência.
Áreas de atuação – A atuação preventiva é uma das frentes da GCM, que já realizou mais de 105 mil ações voltadas à antecipação de riscos. No período, foram retiradas de circulação 33 armas de fogo e 28 simulacros, além da recuperação de 201 veículos. A corporação também resgatou mais de 10 mil animais.
Além das ações de rotina, a Guarda Civil mantém projetos sociais e de conscientização por meio da Coordenadoria de Ações e Prevenção à Violência (Cprev). Iniciativas como o GCM nas Escolas, Banda de Música, Saúde na Melhor Idade, Autodefesa Pessoal, além de aulas de capoeira e futevôlei buscam aproximar a instituição da comunidade.
Programas como Primeiros Socorros para Leigos e Projeto Curare, voltado ao atendimento psicossocial, também integram esse conjunto de ações com foco no impacto social. Outras frentes de atuação incluem a participação da GCM em comitês de combate à discriminação, o gerenciamento de documentos perdidos e a promoção de atividades educativas em diversos pontos da cidade.
Foto: Bruno Concha, Jefferson Peixoto e Lucas Moura/Secom PMS