quarta, 09 de julho de 2025
Euro Dólar

SUDENE, GOVERNO DA BAHIA, CONSÓRCIO NORDESTE E BANCOS PÚBLICOS DISCUTEM INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS DA CHAMADA NORDESTE

Victoria Isabel - 08/07/2025 18:59 - Atualizado 09/07/2025

Instrumento inédito de estímulo à reindustrialização com foco regional, a Chamada Nordeste foi tema de um encontro realizado nesta terça-feira (8) entre representantes da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Governo da Bahia, Consórcio Nordeste, instituições financeiras federais e do setor empresarial. A iniciativa prevê a seleção de planos de negócios que promovam investimentos estratégicos em sintonia com as diretrizes da Nova Indústria Brasil e conta com um orçamento de R$ 10 bilhões, por meio de crédito, participação acionária, subvenções econômicas e recursos não reembolsáveis.

O evento reuniu técnicos e gestores das Secretarias de Desenvolvimento Econômico; Planejamento e Casa Civil do governo baiano, além de representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Finep, BNDES e do próprio Consórcio Nordeste. Empresários também participaram, interessados em alinhar seus empreendimentos às diretrizes do edital. A Sudene esteve representada pelos coordenadores de Estudos, Pesquisas, Tecnologia e Inovação, José Farias, e de Gestão da Estratégia e Desempenho Institucional, Camila Leandro de Souza.

A diretora de Crédito Digital para MPMEs do BNDES, Maria Fernanda Ramos Coelho, destacou o papel estratégico da Chamada Nordeste na desconcentração do parque industrial nacional e no fortalecimento de polos produtivos na região. “Esse projeto nasce no âmbito da Nova Indústria Brasil e tem como proposta recuperar a capacidade de planejar o desenvolvimento a longo prazo e reposicionar a região no PIB industrial do país. O Nordeste tem 49 microrregiões com potencial de crescimento na região, e a Chamada nos permite identificar e fortalecer esses núcleos com projetos estruturantes”, afirmou.

Na ocasião, a estatal Bahia Invest apresentou uma carteira de projetos estruturantes para o estado, com destaque para iniciativas nos setores do agronegócio e do desenvolvimento sustentável. A presença ativa de representantes das secretarias estaduais reforçou o interesse do governo baiano em impulsionar o desenvolvimento local por meio da chamada.

A programação incluiu ainda uma apresentação da Finep, que explicou, de forma didática, o processo de cadastro e submissão de propostas na plataforma digital da iniciativa, com foco em acessibilidade e transparência.

Empresários da região também acompanharam as exposições, buscando compreender os critérios da seleção e identificar oportunidades para seus negócios e para o crescimento sustentável da Bahia.

A Chamada Nordeste é fruto da articulação entre a Sudene e o Consórcio Nordeste, com o apoio dos bancos que integram o Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais, grupo que assessora o Conselho Deliberativo da Sudene (Condel). Além de impulsionar cadeias produtivas locais, a chamada busca promover transformações estruturais na economia regional por meio do fortalecimento da base industrial. Entre os eixos prioritários estão energias renováveis, com ênfase em armazenamento; bioeconomia, com foco em fármacos; descarbonização, com destaque para o hidrogênio verde (H2V); data centers verdes; e indústria automotiva, incluindo máquinas agrícolas.

Foto: Depositphotos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.