Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta, neste domingo (13), às 11h, mais uma edição do projeto “OSBA Solar”. O concerto faz parte da série que leva apresentações matinais da orquestra ao Cine Teatro Solar Boa Vista, espaço localizado no bairro do Engenho Velho de Brotas. A regência deste concerto será do maestro Eduardo Salazar, com solo do chefe de naipe dos violinos da OSBA, José Fernandes. Os ingressos estarão à venda a partir das 14h desta terça-feira (8), via Sympla pelos valores de R$20 (inteira) e R$10 (meia).
Compõem o programa desta apresentação duas obras do século XIX: “Serenata para Cordas em Dó maior”, do compositor russo Piotr Tchaikovsky, e “Fantasia Escocesa”, do alemão Max Bruch. Composição de quatro movimentos sobre melodias folclóricas da região da Escócia, a Fantasia Escocesa contará com o solo de violino de José Fernandes.
“Essa é uma obra que, desde criança, sempre tive muita vontade de tocar. São temas muito palatáveis ao ouvido, como se a gente tivesse ouvindo uma música clássica quase popular. Um aspecto inusitado é que Bruch não gostava muito dela. Ela foi composta logo após o seu “Concerto para Violino nº 1″, que ele havia feito com muito carinho para um amigo. Mas acontece que o público amou tanto a Fantasia Escocesa que ela ofuscou o Concerto para Violino e isso incomodava Bruch”, revela o solista.
A “Serenata para Cordas em Dó maior , Op. 48” também é composta por quatro movimentos e se tornou uma das obras mais populares de Tchaikovsky, combinando elementos do estilo clássico e do folclore russo. Sua “Valsa” foi usada em diversos filmes, trilhas sonoras e comerciais e ele mesmo afirmou que se trata de uma obra composta “por impulso interior”, ou seja, por pura inspiração musical.
Foto: Caio Lirio