terça, 08 de julho de 2025
Euro Dólar

HORÁRIO DE VERÃO PODE VOLTAR A SER IMPRESCINDÍVEL, DIZ ONS. TRADE TURÍSTICO DA BAHIA É FAVORÁVEL

Redação - 08/07/2025 19:00

O diretor de Planejamento do ONS, Alexandre Zucarato considera que este ano possivelmente será recomendado ao governo federal o uso do Horário de Verão reforço no Sistema Interligado Nacional (SIN). A decisão precisa ser tomada em agosto, já que a medida requer três meses de antecedência para ser implantada.

O Plano de Operação Energética (PEN) para o período de 2025-2029 vem mostrando o agravamento do déficit de potência. Por isso,  Zucarato diz que “eventualmente, podemos recomendar horário de verão como imprescindível”.

O país precisa obter pelo menos mais 2 gigawatts (GW) o que pode exigir o Horário de verão ou  a importação de 2,5 GW de energia de países vizinhos.

O trade turístico da Bahia é favorável a adoção do horário de verão. Ano passado, a Federação Baiana de Turismo e Hospitalidade do Estado da Bahia (Fetur/Ba), assinou carta do trade nacional pedindo ao governo a volta do horário de verão como benéfica para o setor no estado. O argumento para o retorno é que  gera economia de energia elétrica, mais segurança aos pontos turísticos e vantagens para o comércio.

O horário de verão costumava ser implementado entre outubro/novembro e fevereiro/março de cada ano. A medida foi adotada no Brasil por mais de três décadas, mas deixou de existir em 2019, no início da gestão de Jair Bolsonaro. Com informações da Isto é Dinheiro.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.