Os países do Brics expressaram, em comunicado final da 17ª Cúpula de Líderes de Estado, neste domingo (6), preocupações com o aumento de medidas tarifárias e não tarifárias unilaterais, que “distorcem o comércio e são inconsistentes com as regras da Organização Mundial do Comércio”.
Em discurso durante a cúpula, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pregou mudanças no Fundo Monetário Internacional (FMI) e na Organização Mundial de Comércio (OMC).
Lula criticou bilionários ao falar sobre justiça tributária, e destacou a discussão sobre novos meios de pagamento no âmbito do bloco como contraponto a políticas protecionistas.
Ainda durante a fala, o presidente afirmou que o modelo neoliberal da economia contribui para o aumento das desigualdades, e citou o acúmulo de fortuna de bilionários.
“O modelo neoliberal aprofunda as desigualdades. Três mil bilionários ganharam US$ 6,5 trilhões desde 2015. Justiça tributária e combate à evasão fiscal são fundamentais para consolidar estratégias de crescimento inclusivas e sustentáveis, próprias para o século 21”, disse.