sábado, 05 de julho de 2025
Euro Dólar

SELIC, ‘QUE NÃO DEPENDE DE NÓS’, É O ÚNICO NÚMERO NEGATIVO NO PAÍS, DIZ LULA

VICTOR OLIVEIRA - 04/07/2025 14:30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar nesta sexta-feira, 4, a taxa de juros no Brasil. Segundo ele, a Selic, hoje em 15%, é o único “número negativo” durante seu governo.

“O Brasil está vivendo um momento seguro, um momento, senão, extraordinário, de muita certeza e de muita garantia. Não tem um número negativo neste País a não ser a taxa de juros da Selic, que não depende de nós, porque o Banco Central tem autonomia”, disse.

Sem citar o ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto, Lula disse que seu mandato herdou uma “febre”.

“Herdamos uma pessoa com uma febre muito alta, e para curar essa febre leva um tempo. Mas, podem ficar certos que os juros também vão entrar”, declarou em Duque de Caxias (RJ), durante cerimônia de anúncio de investimentos da Petrobras em refino e petroquímica.

Lula citou a redução da cotação do dólar para R$ 5,40, disse que o Brasil passa por uma fase de crescimento econômico e mencionou a taxa de inflação de 5%.

Reeleição
Lula também deu uma nova indicação de que vai tentar a reeleição, e mostrou confiança em ser eleito pela quarta vez para o cargo.

“Tem gente que pensa que o governo já acabou. Tem gente que já está pensando em eleição. Eles não sabem o que eu estou pensando”, disse.

“Então se preparem, se preparem, porque se tudo estiver como eu estou pensando esse país vai ter pela primeira vez um presidente eleito quatro vezes”, acrescentou.

Em um momento de atrito com o Legislativo por conta da alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Lula também disse ser grato pela relação que tem com o Congresso.

Segundo ele, é bom quando existe divergência com o Congresso porque é possível conversar e resolver as diferenças.

Fonte: Estadão Conteúdo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.