O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza neste domingo (6) o primeiro turno do Processo de Eleição Direta (PED), que definirá os novos dirigentes nacionais, estaduais e municipais da legenda. Cerca de 2,9 milhões de filiados estão aptos a votar em todo o país.
Na disputa pela presidência nacional, concorrem quatro nomes: Edinho Silva, ex-ministro e atual prefeito de Araraquara (SP), que tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e lidera a corrida interna; além de Valter Pomar, Romênio Pereira e o ex-presidente da sigla Rui Falcão.
A expectativa é que a votação reflita os rumos que o partido pretende seguir nos próximos anos, em meio a debates sobre alianças e estratégias eleitorais para 2026.
Foto: João Valadares / PT