O dólar registrou alta no mercado brasileiro durante a tarde, acompanhando o fortalecimento da moeda americana frente a outras divisas de países emergentes, com exceção do peso mexicano, em um dia marcado pela queda nos preços do petróleo. A moeda chegou a atingir R\$ 5,4263 no pico das negociações, mas fechou cotada a R\$ 5,248, o que representa um avanço de 0,37%. Ainda assim, na semana, acumulou uma queda de 1,06%.
Apesar do clima de incerteza fiscal envolvendo o debate sobre o IOF e do desconforto causado pelas recentes declarações do PT em defesa de maiores tributos sobre os mais ricos, analistas atribuíram a queda do real hoje a ajustes técnicos e à realização de lucros. Na véspera, o dólar à vista havia encerrado no menor patamar desde 24 de junho, acumulando perdas superiores a 12% no ano.
A liquidez foi bastante reduzida devido ao feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos, que manteve fechados os mercados de ações em Nova York e os Treasuries. Com isso, a formação da taxa de câmbio ficou mais vulnerável a operações pontuais. O contrato futuro de dólar com vencimento em agosto teve um volume de negócios muito baixo, inferior a US\$ 6 bilhões.
Foto: Valter Campanato | Agência Brasil