O Banco do Nordeste (BNB) e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) assinaram na manhã desta quinta-feira, 3, contrato de financiamento no valor de R$ 349,4 milhões. A cerimônia de assinatura foi realizada na unidade da Embasa Parque da Bolandeira, na Boca do Rio, em Salvador, com as presenças do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do diretor financeiro e de crédito do BNB, Wanger Rocha, do superintendente estadual do Banco na Bahia, Pedro Lima Neto e do presidente da Embasa, Gildeone Almeida.
Os investimentos serão destinados à implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário realizado pela Embasa nos municípios de Amargosa, no Recôncavo baiano, Ribeira do Pombal e Senhor do Bonfim, na região norte do estado. O valor total dos investimentos é de R$ 436,8 milhões, sendo 80% deles financiados com os recursos do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste).
Durante a solenidade, o diretor do BNB, Wanger Rocha, destacou a relevância do projeto para a população dos três municípios. “Estamos falando de obras que impactam a vida de quase 150 mil baianos. São investimentos em saneamento que se revertem em qualidade de vida e saúde para a população. Temos muito orgulho de fazer parte desse projeto”, pontuou o executivo.
O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que, após a conclusão das obras, os três municípios alcançarão pouco mais de 90% de cobertura de esgotamento sanitário. “Além do bem-estar das pessoas, estamos falando de questões ambientais e geração de empregos durante a obra. Temos que agradecer ao Banco do Nordeste que tem sido parceiro importante nessa entrega e para o desenvolvimento do nosso estado e da nossa região”, reforçou o governador.
De acordo com a Embasa, a previsão é de que as licitações para as obras sejam lançadas até outubro deste ano e promovam cerca de dois mil postos de empregos diretos e indiretos. A expectativa é que as obras sejam concluídas em até dois anos.
Amanda Ercília/GOVBA