quinta, 03 de julho de 2025
Euro Dólar

2 DE JULHO: VEREADORA PROPÕE CRIAÇÃO DE MEMORIAL EM HOMENAGEM A MARIA FELIPA

LUIZA SANTOS - 02/07/2025 15:38

Um espaço dedicado à memória, resistência e contribuição histórica das mulheres negras, especialmente aquelas reconhecidas por lutarem contra as injustiças e discriminação. Esse é o objetivo do Memorial das Mulheres Negras Maria Felipa de Oliveira – Projeto de Indicação (PIN) da vereadora Eliete Paraguassu (PSOL) apresentado à Câmara Municipal de Salvador. O PIN nº 34.642/2025, que está em tramitação na casa legislativa, indica ao poder executivo municipal um gesto de reparação histórica à Maria Felipa, heroína da independência da Bahia, que por muito tempo foi invisibilizada na historiografia oficial.

Segundo a parlamentar, a iniciativa é parte de uma reparação histórica e valorização da ancestralidade negra. “Nosso mandato entende que é necessário homenagear e reconhecer a importância das Mulheres Negras como protagonistas na luta por seus direitos e na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Além disso, com a criação do Memorial Maria Felipa vamos fortalecer a educação antirracista no município e valorizar as referências fundamentais para as novas gerações”, destaca a vereadora.

O projeto sugere que o memorial funcione em um espaço físico já existente no município, dentro de escolas, centros culturais ou bibliotecas públicas, ou, ainda, como um programa itinerante, com ações em bairros, comunidades quilombolas, escolas públicas e praças, através de rodas de conversa, exposições, oficinas e cine-debates.

Maria Felipa de Oliveira – foi uma mulher negra, marisqueira e liderança da Ilha de Itaparica que teve papel fundamental na luta contra as tropas portuguesas durante o processo de Independência da Bahia, em 1823. Ao lado de outras mulheres negras e indígenas, resistiu bravamente às investidas coloniais, sendo reconhecida por atos de bravura, pela expulsão de soldados e pela queima de embarcações inimigas. Após décadas de invisibilidade, em 2018, Maria Felipa foi oficialmente nomeada Heroína da Pátria Brasileira e teve seu nome inscrito no “Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves”, em Brasília.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.