terça, 01 de julho de 2025
Euro Dólar

TE DEUM CELEBRA OS 202 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA BAHIA

LUIZA SANTOS - 01/07/2025 14:58

A comemoração pelos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia foi marcada pela cerimônia do Te Deum, realizada na manhã desta terça-feira (1º), na Catedral Basílica, no Centro Histórico. Presidido pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha, o ato religioso integra o calendário oficial das homenagens à data magna, que este ano traz o tema “Eu sou o 2 de Julho”.

Com origem no latim, “Te Deum” significa “A Ti, ó Deus” e define um hino de louvor entoado em momentos solenes, como forma de agradecimento. A cerimônia foi prestigiada por autoridades civis, militares das Forças Armadas e contou com a presença maciça da população.

Ao iniciar a homilia, o cardeal Dom Sergio da Rocha reforçou que a presença da Igreja Católica neste momento simboliza a junção entre fé e história. “É uma data muito especial, de rara beleza artística e religiosa, mas é claro, de reforçarmos as nossas memórias, valorizamos a nossa história. O Te Deum é um louvor a Deus. Nós louvamos a Deus pela Independência da Bahia, pela Independência do Brasil na Bahia, mas, ao mesmo tempo, queremos contribuir para que a liberdade, a paz, a justiça e a fraternidade se façam presentes entre nós”, disse.

O religioso fez questão de agradecer a todos que lutaram e contribuíram pela independência do Brasil. “Temos a presença aqui dos Caboclos de Itaparica e representantes das Forças Armadas. Nos alegramos com a presença daqueles que representam tantos, que se engajaram nas lutas pela independência no Recôncavo Baiano. Nós queremos também lembrar de tantas pessoas anônimas que no passado e no presente contribuíram e contribuem para edificar a sociedade. Os caboclos representam aqueles que, no anonimato, ajudaram e muito para que nós hoje pudéssemos estar celebrando o aniversário da Independência do Brasil na Bahia”, destacou o cardeal.

Contribuição – Para o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, que participou da cerimônia representando a Prefeitura de Salvador, o Te Deum é uma solenidade tradicional, festiva e que marca a abertura da homenagem ao 2 de Julho.

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.