terça, 01 de julho de 2025
Euro Dólar

GUARDA CIVIL MUNICIPAL REFORÇA SEGURANÇA E TRADIÇÃO NO CORTEJO DO 2 DE JULHO

VICTOR OLIVEIRA - 01/07/2025 14:10

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador participa das comemorações em homenagem ao 2 de Julho para além da segurança da festividade. Presente desde 2008 na festa cívica, o efetivo, que neste ano conta com 150 guardas no desfile, atua também nos bastidores da organização e no apoio logístico.

A mobilização começa nesta terça-feira (1º), com a recepção do Fogo Simbólico, na Igreja de São Bartolomeu de Pirajá, no bairro de Pirajá. Nesse momento, a guarda atua com agentes de segurança, dando apoio à Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), responsável por organizar o fluxo do trânsito na região.

Também é de responsabilidade da guarda, por meio do Grupamento de Operações Especiais (GFES), acompanhar a tradicional entrega de flores em homenagem aos heróis da independência, na quarta-feira (2).

“A presença da guarda na comemoração do 2 de Julho tem uma grande importância simbólica. Estar presente em todas as frentes, tanto na parte operacional quanto na representatividade institucional, reforça o nosso papel nesses momentos que acontecem tanto no dia 1º quanto no dia 2. Essa data também nos remete à primeira aparição pública da Guarda Municipal de Salvador, que aconteceu justamente em um desfile do 2 de Julho, em 2008”, comenta o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva.

A participação da guarda na festividade se intensifica na data magna, quando o efetivo se distribui em dois turnos. Pela manhã, por exemplo, os agentes acompanham o desfile cívico, dando apoio à comitiva municipal e aos carros dos Caboclos. Já à tarde, a corporação marca presença institucional na solenidade cívica na Praça Dois de Julho, no Campo Grande, onde há reforço de segurança e controle de acesso desde o dia anterior.

A guarda também atua em parceria com outros órgãos, como as secretarias municipais de Ordem Pública (Semop) e de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e a Polícia Militar. “A GCM também atua diretamente nas operações de varredura realizadas antes do desfile, com foco na organização do trânsito e no ordenamento do comércio informal ao longo dos trajetos dos cortejos. Essa ação é essencial para garantir a ordem e o bom andamento da festa”, completa Silva.

A GCM também fará sua tradicional apresentação no Campo Grande, durante o Festival de Filarmônicas. A corporação participa da abertura do evento todos os anos. A atuação da guarda se estende ainda para a organização do retorno do Carro do Caboclo, previsto para o dia 5 de julho, e para o suporte contínuo no Campo Grande, durante os dias de apresentações culturais que seguem após o desfile.

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.