O terroir singular do café especial produzido na Bahia foi destaque, no último final de semana, durante o Bahia Coffee Experience, em São Paulo. O sabor do cafezão baiano se uniu às novas tendências e inovações do setor, na capital paulista, com a imersão itinerante que ocorreu no Futuro Refeitório. Durante o evento, também foi lançado o Festival Baiano de Cafés, que vai ocorrer em Salvador, nos dias 16 e 17 de agosto.
“Levamos à São Paulo, por meio dessa plataforma estratégica de imersão e experiências sensoriais com os cafés baianos, a diversidade dos cafés de qualidade de diversos produtores das regiões da Chapada Diamantina, Planalto, Cerrado e Oeste”, afirmou Brenda Matos, especialista de cafés de qualidade e idealizadora do Bahia Coffee Experience.
A especialista disse ainda que aproveitou a vitrine nacional, que é o São Paulo Coffee Festival, que ocorreu de 27 a 29 de junho, no Ibirapuera, para apresentar o Festival Baiano de Cafés, que vai movimentar o cenário dos cafés especiais na capital baiana, no mês de agosto.
“Especialmente tenho um carinho pelos cafés baianos porque foram os primeiros a chegarem no Futuro, para serem torrados e revendidos, os cafés de Piatã. O café baiano traz muito a sensação de casa, de acolhimento. Sempre que provo um café baiano me conecto com essa terra maravilhosa”, destacou Karina Barretto, curadora de cafés especiais, gestora e sócia proprietária do Futuro Refeitório.
A experiência dos cafés baianos foi levada à São Paulo numa parceria entre Brenda, com a Xodó Cafés Especiais, Karina, com o Futuro Refeitório, e a Pasquali Máquinas. O evento reuniu o setor de torrefação, marcas de cafés, cafeterias, casas de café da manhã e negócios especializados em café de São Paulo e do Brasil.
Foto: Divulgação