sexta, 27 de junho de 2025
Euro Dólar

SESAB LEVA TESTAGEM E PREVENÇÃO DE ISTS PARA O ITAPEDRO

VICTOR OLIVEIRA - 27/06/2025 16:09

Quem acredita que as festas juninas acabaram, não levou em conta a comemoração do São Pedro, que em Itabuna está sendo feita com uma grande festa, a Itapedro. No local do evento, a Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) montou um posto de testagem de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) onde quem está curtindo os shows e também os trabalhadores podem fazer testes de detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. O serviço funciona de 15h até às 3h do dia seguinte.

No primeiro dia do Itapedro, na quinta-feira (26), 244 pessoas buscaram atendimento no posto. Uma delas foi Juliana de Oliveira. Moradora de Itabuna, ela conta que viu o posto e aproveitou para realizar o teste. “Mesmo sendo uma festa, a gente tem que aproveitar para cuidar da saúde”, afirmou.

Dos 934 exames realizados, dez foram positivos, sendo nove reagentes para sífilis e um para hepatite C. Duas pessoas optaram por iniciar o tratamento para sífilis na próprio posto, onde é ofertado o medicamento que trata a infecção.

Para realizar os testes, basta apresentar um documento oficial com foto. O resultado fica pronto em até 20 minutos.

 

Foto: Leonardo Rattes- Ascom/Sesab

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.