segunda, 16 de junho de 2025
Euro Dólar

EMPREENDEDORISMO FEMININO CRESCE EM MEIO ÀS TRANSFORMAÇÕES NO SEO E MARKETING DIGITAL

João Paulo - 16/06/2025 10:40 - Atualizado 16/06/2025

Atualmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que existam 10,4 milhões de mulheres empreendedoras no país. Apesar de os homens ainda serem maioria, a participação feminina teve um crescimento mais acelerado nos últimos anos, com aumento de 42% em relação a 2012.

Nesse contexto, o empreendedorismo digital desponta como uma das áreas em que essa presença está mais forte, seguindo o exemplo da Search One Digital. A agência de marketing digital cresceu 60% em 2024 sob o comando da CEO Carolina Peres.

Esse crescimento ocorreu em meio a um cenário de transformações no setor, que em 2025 deve priorizar estratégias como marketing orgânico, Digital PR e storytelling. Em um ambiente tão dinâmico, a presença de uma liderança preparada é essencial para o sucesso dos negócios.

Search One cresce e se destaca no mercado digital

Carolina Peres fundou a Search One Digital em 2015, após atuar em grandes empresas nas áreas de SEO e Link Building. Desde então, a agência se destaca no mercado e ocupa uma posição de referência em marketing digital.

Com uma equipe 100% remota, a Search One oferece serviços que vão do marketing de conteúdo ao Digital PR, com foco em fortalecer a autoridade e melhorar a reputação online dos clientes.

A partir de novas abordagens e uma comunicação estratégica, a agência registrou um crescimento de 60% ao longo de 2024. Carolina liderou iniciativas de marketing orgânico com foco na reputação de marca, mostrando que é possível evoluir mesmo em um setor em constante mudança.

Nos próximos anos, a expectativa é que o SEO continue se transformando, como já vem ocorrendo. Nesse cenário, a meta da empresa é se manter entre as líderes do setor, acompanhando as mudanças do mercado e entregando resultados aos clientes.

Tendências para SEO e marketing digital em 2025

O marketing digital vem passando por mudanças com os avanços tecnológicos. Entre as tendências para 2025, três estratégias ganham destaque:

Marketing orgânico: com o aumento dos custos da mídia paga, o marketing orgânico se torna ainda mais relevante. Por isso, investir em SEO, conteúdo de qualidade e engajamento garante tráfego qualificado e crescimento sustentável a longo prazo.

Digital PR: essa estratégia fortalece a autoridade online por meio de parcerias, menções na mídia e link building. Em 2025, sua importância será ainda maior, contribuindo em aspectos como ranqueamento, a visibilidade orgânica e a reputação das marcas.

Storytelling: contar histórias autênticas é essencial para criar conexões emocionais e comunicar valores com impacto. Em um cenário saturado de informações, o storytelling se torna uma ferramenta importante para engajar o público e diferenciar marcas.

Reputação de marca: consumidores valorizam, cada vez mais, marcas autênticas, com posicionamentos coerentes e responsabilidade social. Nesse cenário, empresas estão direcionando mais recursos para a gestão de imagem e interação com o público.

Além dessas estratégias, a inteligência artificial vai continuar ganhando espaço na rotina das empresas de marketing digital. Assim, o uso inteligente da tecnologia será um diferencial para quem busca inovação e eficiência.

Mulheres ganham protagonismo no empreendedorismo digital

As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço no ambiente digital. Segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o Sebrae, 75% das vendas em lojas virtuais no Brasil são realizadas por empresas lideradas por mulheres.

O cenário nacional mostra um avanço consolidado do empreendedorismo feminino, sobretudo no ambiente digital. No entanto, ainda existem desafios: mulheres empreendedoras recebem, em média, 24,4% menos que os homens.

Apesar disso, trajetórias como a de Carolina Peres demonstram que é possível superar barreiras e construir negócios bem-sucedidos. A tendência para os próximos anos aponta para um maior equilíbrio entre homens e mulheres no empreendedorismo, em meio à evolução tecnológica.

Foto: Reprodução/Freepik

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.