De março para abril de 2025, as vendas do varejo na Bahia tiveram variação positiva (0,2%), mostrando um terceiro avanço consecutivo, na comparação livre de influências sazonais (que desconsidera os efeitos de eventos recorrentes, como o Natal, Páscoa etc.). Já haviam aumentado em fevereiro (0,2%) e março (0,1%). O comércio baiano teve desempenho melhor do que o do Brasil, onde houve variação negativa das vendas entre março e abril (-0,4%), apesar das altas em 17 das 27 unidades da Federação, lideradas por Rondônia (2,3%), Amazonas (1,7%) e Acre (1,6%).
Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE. Na comparação de abril/25 com abril/24, as vendas do varejo na Bahia também aumentaram (1,8%), retomando a sequência de 28 resultados positivos nessa comparação, após o recuo registrado em março (-5,5%).
Foi, porém, um crescimento bem menor do que o nacional (4,8%) e a menor taxa entre as 24 unidades da Federação que registraram altas. Santa Catarina (11,7%), Paraíba (11,6%) e Alagoas (10,2%) tiveram os melhores resultados.
Com o avanço no mês, as vendas do varejo baiano voltaram a apresentar variação positiva no acumulado no ano de 2025 (0,1%). O resultado é, porém, bem aquém do registrado no Brasil como um todo (2,1%) e o mais baixo crescimento entre os estados, dos quais 23 mostram altas das vendas, encabeçados por Amapá (10,3%), Santa Catarina (7,6%) e Rio Grande do Sul (6,0%).
No acumulado nos 12 meses encerrados em abril, as vendas do varejo baiano seguem em alta (de 3,6%) e acima do indicador nacional (3,4%), apresentando o 14º avanço entre as unidades da Federação, 26 das quais têm aumentos, lideradas por Amapá (14,9%), Paraíba (11,2%) e Rio Grande do Sul (8,1%). Só o Rio de Janeiro (-0,5%) tem variação negativa nesse indicador.
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