O Sebrae conquistou a posição de quarta marca mais valiosa do Brasil em 2025, segundo levantamento realizado pelo Instituto Ipsos. De acordo com a pesquisa, o valor da marca atingiu R$ 33,9 bilhões neste ano.
O estudo, intitulado Valor de Marca Sebrae 2025, ouviu seis mil Microempreendedores Individuais (MEI) e donos de Micro e Pequenas Empresas (MPE) em todas as regiões do país, entre janeiro e fevereiro. A metodologia envolveu quatro etapas: diagnóstico inicial, pesquisa com clientes, análise financeira e relatório final. Os entrevistados avaliaram aspectos relacionados ao impacto do Sebrae no desempenho de seus negócios, especialmente em termos de faturamento e lucratividade.
O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou o reconhecimento nacional da marca. “Esse resultado reflete a confiança que os empreendedores depositam no Sebrae. Aqui na Bahia, temos atuado fortemente para apoiar os pequenos negócios com orientação, capacitação, estímulo à inovação e melhoria do ambiente de negócios, o que se traduz em mais competitividade e geração de renda”, afirmou.
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, atribui o resultado ao crescimento dos pequenos negócios no país, à ampliação da base de clientes da instituição e à sua atuação estratégica junto ao segmento. “É indiscutível o papel do Sebrae na geração de lucros dos MEI e MPE. Esse resultado reforça o relacionamento próximo e sólido que construímos com os empreendedores, visando a entrega de valor e o sucesso dos pequenos negócios.”, ressaltou
Desde 2009, a pesquisa sobre o valor da marca Sebrae é aplicada com o objetivo de mensurar sua relevância no ecossistema de pequenos negócios e o impacto direto nas empresas atendidas.
foto: Dárío G. Neto para ML Comunicação