O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou nesta segunda-feira (9) a encaminhar as respostas das associações responsáveis por descontos em benefícios de aposentados e pensionistas. As entidades têm até 15 dias úteis para se manifestar sobre as contestações, conforme informou o órgão.
As devolutivas estão sendo enviadas gradualmente, seguindo a ordem das datas em que os beneficiários registraram suas queixas. A medida responde a denúncias de débitos não autorizados feitos por entidades de classe.
Segundo o INSS, mais de 3 milhões de aposentados e pensionistas alegaram não ter autorizado os descontos. Apenas 83 mil segurados confirmaram que permitiram as cobranças.
O número de associações investigadas subiu de 41 para 42, após identificação de uma entidade com nome alterado, gerando duplicidade nos registros.
Como contestar os descontos
Os beneficiários podem registrar a contestação pelo aplicativo ou site do Meu INSS, na aba “extrato de pagamento”. Caso a associação não consiga comprovar a autorização, o desconto será cancelado e o valor poderá ser restituído ao segurado.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil