No dia 11 de junho de 2014 definiu um antes e depois na mobilidade urbana de Salvador. Com a presença da então presidente Dilma Rousseff e o ex-governador Jaques Wagner, a cidade viu partir a primeira composição do metrô, em trajeto Acesso Norte – Campo da Pólvora. Ali era o inicio oficial de um sistema que levou décadas para sair do papel e que, hoje, 11 anos depois, já se consolidou como um dos maiores do país.
A execução começou bem tímida. Na época, só tinha apenas três estações e estavam funcionando, o que rendeu ao sistema um apelido de “metrô calça curta”. Porém esse rótulo logo ficou para trás com avanço das obras, a chegada a pontos estratégicos da cidade e a conexão com ônibus metropolitanos e terminais intermodais.
Ainda que, o sistema enfrentou e ainda enfrenta desafios, especialmente no que diz respeito à integração tarifarias e operacionais com os ônibus do sistema Integra e o transporte metropolitano. A tão sonhada extensão até Lauro de Freitas ainda não saiu do papel, mas novas etapas já estão em curso, como a futura chegada ao Campo grande.
Veja abaixo, a linha do tempo com os marcos mais importantes dos 11 anos do Metrô de Salvador
Linha do Tempo: A evolução do Metrô de Salvador
2014 – Início oficial
11 de junho: Viagem inaugural com Dilma Rousseff e Jaques Wagner.
Trecho em operação: Acesso Norte até Campo da Pólvora (Linha 1).
2015 – Primeiras expansões
Inauguração da estação Lapa, conectando o metrô a um dos maiores terminais de ônibus da cidade.
2016 – Chegada a Pirajá
Entram em operação as estações Retiro, Bom Juá e Pirajá — ampliando a Linha 1 e conectando regiões antes desassistidas.
2017 – Linha 2 começa a operar
Inauguração da Linha 2, com estações ao longo da Avenida Paralela, como Imbuí, CAB e Pituaçu.
A Linha 2 traz um novo eixo de mobilidade, conectando a cidade do extremo oeste ao leste.
2018 – Conexão com o aeroporto
Estações Aeroporto e Terminal Aeroporto são inauguradas, consolidando a Linha 2 e oferecendo uma alternativa rápida para quem chega ou sai de Salvador de avião.
2023 – Expansão até Águas Claras
Estação Águas Claras/Cajazeiras entra em operação, levando o sistema até uma das regiões mais populosas da cidade.
2024 – Próximos passos
Governo da Bahia lança licitação para a expansão até o Campo Grande, com previsão de um novo trecho subterrâneo que levará o metrô ao coração do Centro da Cidade.
Números que impressionam
Mesmo com essas pendências, o metrô de Salvador é hoje um dos maiores e mais modernos do Brasil. São 38 quilômetros de extensão, 22 estações e um padrão de operação considerado referência, com composições modernas e estações acessíveis. Diariamente, o sistema transporta mais de 350 mil passageiros.
O que vem por aí?
A licitação da extensão até o Campo Grande representa um novo capítulo para o metrô — com obras subterrâneas e impacto direto na vida de quem transita pelo centro de Salvador. A expectativa é que essa nova fase contribua para uma mobilidade mais eficiente e integrada.
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