quinta, 12 de junho de 2025
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11 ANOS DO METRÔ DE SALVADOR: SAIBA COMO O SISTEMA AVANÇOU E SE TORNOU UM DOS MAIORES DO BRASIL

VICTOR OLIVEIRA - 11/06/2025 19:10 - Atualizado 12/06/2025

No dia 11 de junho de 2014 definiu um antes e depois na mobilidade urbana de Salvador. Com a presença da então presidente Dilma Rousseff e o ex-governador Jaques Wagner, a cidade viu partir a primeira composição do metrô, em trajeto Acesso Norte – Campo da Pólvora. Ali era o inicio oficial de um sistema que levou décadas para sair do papel e que, hoje, 11 anos depois, já se consolidou como um dos maiores do país.

A execução começou bem tímida. Na época, só tinha apenas três estações e estavam funcionando, o que rendeu ao sistema um apelido de “metrô calça curta”. Porém esse rótulo logo ficou para trás com avanço das obras, a chegada a pontos estratégicos da cidade e a conexão com ônibus metropolitanos e terminais intermodais.

Ainda que, o sistema enfrentou e ainda enfrenta desafios, especialmente no que diz respeito à integração tarifarias e operacionais com os ônibus do sistema Integra e o transporte metropolitano. A tão sonhada extensão até Lauro de Freitas ainda não saiu do papel, mas novas etapas já estão em curso, como a futura chegada ao Campo grande.

Veja abaixo, a linha do tempo com os marcos mais importantes dos 11 anos do Metrô de Salvador

Linha do Tempo: A evolução do Metrô de Salvador

2014 – Início oficial

11 de junho: Viagem inaugural com Dilma Rousseff e Jaques Wagner.

Trecho em operação: Acesso Norte até Campo da Pólvora (Linha 1).

2015 – Primeiras expansões

Inauguração da estação Lapa, conectando o metrô a um dos maiores terminais de ônibus da cidade.

2016 – Chegada a Pirajá

Entram em operação as estações Retiro, Bom Juá e Pirajá — ampliando a Linha 1 e conectando regiões antes desassistidas.

2017 – Linha 2 começa a operar

Inauguração da Linha 2, com estações ao longo da Avenida Paralela, como Imbuí, CAB e Pituaçu.

A Linha 2 traz um novo eixo de mobilidade, conectando a cidade do extremo oeste ao leste.

2018 – Conexão com o aeroporto

Estações Aeroporto e Terminal Aeroporto são inauguradas, consolidando a Linha 2 e oferecendo uma alternativa rápida para quem chega ou sai de Salvador de avião.

2023 – Expansão até Águas Claras

Estação Águas Claras/Cajazeiras entra em operação, levando o sistema até uma das regiões mais populosas da cidade.

2024 – Próximos passos

Governo da Bahia lança licitação para a expansão até o Campo Grande, com previsão de um novo trecho subterrâneo que levará o metrô ao coração do Centro da Cidade.

Números que impressionam

Mesmo com essas pendências, o metrô de Salvador é hoje um dos maiores e mais modernos do Brasil. São 38 quilômetros de extensão, 22 estações e um padrão de operação considerado referência, com composições modernas e estações acessíveis. Diariamente, o sistema transporta mais de 350 mil passageiros.

O que vem por aí?

A licitação da extensão até o Campo Grande representa um novo capítulo para o metrô — com obras subterrâneas e impacto direto na vida de quem transita pelo centro de Salvador. A expectativa é que essa nova fase contribua para uma mobilidade mais eficiente e integrada.

Foto: Reprodução

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