Salvador vive um boom imobiliário e uma evolução notável no mercado de aluguel por temporada, impulsionado pela expansão do turismo, e é um polo estratégico para replicar o sucesso que tivemos em Florianópolis. A afirmação é de Bruno Benetti, COO da Seazone, principal gestora de imóveis para aluguel por temporada do Brasil e que vem consolidando sua presença em Salvador com planos ambiciosos de crescimento.
Com atuação em 14 estados e em mais de 50 cidades, a empresa já administra mais de dois mil imóveis e é referência no setor por combinar tecnologia, inteligência de dados e atendimento local de excelência, o que a caracteriza como uma Proptech (Property Technology), junção das palavras property (propriedade) e technology (tecnologia) e se refere ao uso de tecnologias digitais para inovar e otimizar o setor imobiliário. Com mais de 350 imóveis em 51 regiões sob gestão apenas na Bahia, sendo 40 em Salvador, a empresa busca ampliar significativamente sua presença na capital baiana por meio do fortalecimento de sua rede de franquias locais e da captação de novos proprietários parceiros.
Fundada em 2019, na capital sul-catarinense, a Seazone já administra mais de R$ 1 bilhão em ativos imobiliários e conquistou o posto de maior anfitrião e melhor avaliada gestora de Airbnb no país entre empresas com mais de 500 imóveis e mais de 610 mil diárias executadas no período compreendido entre 2019 e 2024, com nota de 4,72 em mais de 50 mil avaliações. Seu diferencial está em entregar uma solução completa e profissional, prioritariamente para investidores, que inclui a gestão de propriedades existentes e o desenvolvimento de empreendimentos próprios — chamados de “Spots” — projetados desde a planta para o aluguel por temporada. No momento, a proptech conta com 32 no Brasil e três na Bahia: Barra (Salvador), Imbassaí (Mata de São João) e Trancoso (Porto Seguro).
“A Seazone quebrou o amadorismo do mercado no qual você era obrigado a confiar no corretor ou na imobiliária, sobre o quanto foi cobrado do cliente. Os nossos proprietários têm total transparência sobre o preço que é vendido porque é o valor que será lançado integralmente para ele, sem nenhum risco de desvio de dinheiro. E ao mesmo tempo, o proprietário tem toda a transparência sobre qualquer incidente que venha a acontecer, pois ele tem acesso pelo sistema em tempo real. Temos donos de imóveis que acompanham diariamente através do celular e até aqueles com perfil mais controlador, que fazem isso a cada hora, como se fosse uma carteira numa corretora de investimentos”, destaca o diretor de operações.
Franquias: o diferencial que garante qualidade local
O modelo de expansão da Seazone é centrado em franquias locais, que assumem a operação presencial, como limpeza, manutenção e atendimento ao hóspede — do check-in ao check-out, com utensílios essenciais de cozinha e enxoval único nas roupas de quarto e banheiro. Já são três franqueados atuando em Salvador e a empresa está aberta a novos parceiros locais que compartilhem da visão de oferecer uma hospitalidade moderna e eficiente. Além disso, o modelo oferecido pela Seazone é considerado amigável e atrativo tanto para novos empreendedores quanto para profissionais do setor turístico e imobiliário que desejam diversificar sua atuação com o respaldo de uma marca consolidada.
Para o proprietário: controle, rentabilidade e comodidade
Segundo o diretor de operações, a Seazone oferece transparência e autonomia por meio de sua plataforma própria, a Wallet, que permite ao proprietário acompanhar em tempo real reservas, rendimento e agenda do seu imóvel, e este é um dos grandes diferenciais da empresa — permitir o uso pessoal do imóvel, quando ele estiver disponível, sem perder o controle da operação. De acordo com ele, a Seazone utiliza um sistema próprio de precificação usando Inteligência Artificial, que faz o ajuste de preços de forma dinâmica para manter o imóvel sempre competitivo no mercado, aumentando as chances de reserva.
Para o executivo, a taxa de ocupação também é um fator relevante e indica o quanto será repassado para o proprietário, pois a IA identifica movimentos de mercado para perceber se haverá um grande show ou evento em um determinado mês em cada localidade e, o robô, quando descobre isso, coloca o valor das diárias para cima. E faz o movimento inverso se não estiver locando, reduzindo o aluguel.
“Nosso papel é transformar imóveis em ativos rentáveis com o mínimo de esforço por parte do proprietário. Cuidamos de tudo, inclusive da gestão dos pagamentos de contas de luz, água, condomínio e internet, e com a flexibilidade de uso que o hóspede precisa”, explica Bruno Benetti. Usuários da marca frequentemente elogiam a comodidade, confiança e eficiência da gestão, fatores que têm impulsionado a reputação da empresa nas principais plataformas, como Airbnb, Booking.com e outras.
Novos empreendimentos e mais imóveis em Salvador
Com a previsão de lançamento de novos empreendimentos na Bahia ainda neste primeiro semestre, a Seazone reforça seu compromisso de longo prazo com o estado. Em Salvador, a meta é clara: aumentar significativamente o número de imóveis gerenciados e atrair mais franqueados para reforçar o atendimento local. “Nosso objetivo é construir uma rede sólida de parceiros locais para atender uma demanda crescente, oferecendo padrão de excelência e resultados concretos para todos os envolvidos”, conclui Bruno Benetti.
(Acervo da Seazone)