Os engenheiros das empresas China Railway 20th Bureau Group Corporation (CRCC20) e China Communications Construction Company (CCCC), responsáveis pela obra da Ponte Salvador Itaparica, estudam uma alternativa ousada para baratear o transporte de maquinário pesado para construção do equipamento. De acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, os chineses avaliam a possibilidade de construir uma ponte paralela durante as obras. Ele explica que a estratégia é uma opção que pode facilitar o transporte do pesado maquinário necessário para o andamento da intervenção, que é normalmente feito através do mar.
“Existem várias tecnologias para construir uma ponte desse tamanho. Imagine o tamanho de uma máquina para furar uma rocha a 60m, 30m de profundidade naquela lâmina d’água, são equipamentos grandes. Eles estão apresentando uma tecnologia que ao invés de usar tantas embarcações, que o custo é muito elevado, construir uma ponte paralela provisória, onde os caminhões e carros poderão levar vários equipamentos, que ao invés de irem por barcos e balsas, iriam nessa ponte paralela”, explicou o ex-governador da Bahia em entrevista publicada no Portal A Tarde. “Eles estão refinando isso e o estado sinalizou que toda tecnologia é possível. Eles têm que apresentar detalhes, mas se for para encurtar prazo e reduzir custo, está ótimo. Nós queremos custo mais barato e tempo mais rápido, é isso que nós queremos”, defendeu Rui.
Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE