A Transnordestina, marco do fortalecimento econômico do Nordeste e uma das prioridades do Governo Federal, viveu, nesta quinta-feira (5), um momento importante: o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou, no Ceará, o investimento de R$1 bilhão para o Lote 8 da ferrovia. Antes de participar da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para início das obras, ele percorreu a área onde serão executados os serviços.
“Esse é o maior projeto de infraestrutura do Nordeste brasileiro e traz uma nova esperança. Quando a Ferrovia Transnordestina estiver pronta, Baturité, o Piauí e o Ceará serão uma região com mais oportunidades de crescer. Vamos terminar essa obra. Essa é a determinação do presidente Lula”, destacou.
O ministro ressaltou ainda o avanço acelerado das obras, e que a entrega total da ferrovia deve acontecer até 2027. Ele destacou ainda os benefícios econômicos que a ferrovia trará, exemplificando com o caso de um granjeiro local, a quem disse: “O milho e a soja que você alimenta as galinhas, agora vão vir do Piauí não mais de caminhão, mas sim de trem, e vai custar metade do que você paga hoje, além de você poder ampliar a sua granja”. Renan Filho concluiu enfatizando que a obra representa “uma nova esperança para essa região” e um motor de prosperidade que se refletirá na ampliação de negócios e na geração de mais empregos e renda para a população.
As obras serão executadas no trecho que corta os municípios cearenses de Quixadá, Itapiúna, Capistrano e Baturité. São 46 quilômetros de malha. Entre as intervenções previstas para este segmento, destaca-se a construção de:
dois viadutos
três pontes
quatro passagens de nível
Com as obras, que têm previsão de começar dentro de 45 dias, cerca de 4 mil empregos – entre diretos e indiretos -, serão gerados. A iniciativa integra o Novo PAC.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, comentou o impacto da ferrovia ao comparar a capacidade de um trem. “Serão aproximadamente 240 carretas uma atrás em um único trem, que trarão para o Ceará insumos como milho, soja e, quem sabe, minério, atraindo diversos investimentos”
O diretor-presidente da Transnordestina Logística, Tufi Daher, destacou a magnitude do empreendimento. “Para cada emprego gerado, são criados 3,5 empregos indiretos, é posto de combustível, é hotel, é restaurante, é farmácia, é o comércio inteiro que se desenvolve”.
Transnordestina: integração e desenvolvimento
Ainda em 1956, a necessidade de uma conexão no Nordeste havia sido percebida, tanto que uma ligação entre Missão Velha (CE) e Petrolina (PE), passando por Salgueiro (PE), constava no Plano Ferroviário Nacional. A construção do que viria a ser a Transnordestina foi iniciada em 1959. Porém, logo o projeto foi interrompido por ter sido considerado economicamente inviável.
Atualmente, dos 1.206 quilômetros que a ferrovia terá, uma extensão de 676 quilômetros já está concluída e outros 281 quilômetros estão em obras. A expectativa é que parte da ferrovia entre em operação já em 2025, iniciando o transporte de cargas a partir do Terminal Intermodal em Bela Vista do Piauí.
De Eliseu Martins, no Piauí, até o Porto de Pecém, no Ceará, a Transnordestina cortará 53 municípios dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. A ferrovia será responsável pelo transporte de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minério. Boa parte dessa carga seguirá para o mercado externo.
Foto: Marcio Ferreira/MT