Referência em toda a Bahia, o Instituto de Nefrologia Alayde Costa (INAC) completa mais um ano de atuação sob a gestão da Santa Casa Ruy Barbosa, iniciada em junho de 2021. Com um modelo de assistência que unifica tecnologia, estrutura e, principalmente, cuidado humanizado, o INAC tem se consolidado como centro de tratamento de doenças renais em Salvador e no estado. Atualmente, 48% dos pacientes da capital e 14% da Bahia encontram no instituto um espaço de cuidado à vida.
Em quatro anos, a instituição realizou 173 mil tratamentos de hemodiálise – todos integralmente pelo SUS, beneficiando cerca de 3.600 pacientes com doenças renais graves e necessidade de terapia renal substitutiva. Destes, 61% eram homens e 39% mulheres; 46% adultos, com idade de 15 a 59 anos, e 54% idosos com mais de 60 anos.
Equipado com 82 leitos de enfermaria, 20 leitos de UTI, Centro Cirúrgico com atendimento em cirurgia vascular, o INAC promove o cuidado à vida, já que a hemodiálise é um tratamento vital para esses pacientes renais. A atuação garante acesso, humanização e esperança para milhares de famílias que enfrentam os desafios dessa doença silenciosa.
Além do espaço hospitalar, o instituto oferece uma clínica de hemodiálise ambulatorial com 35 pontos de diálise e capacidade para atender 210 pacientes por mês, além do ambulatório especializado para pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) em estágios 4 e 5, com atendimento multidisciplinar que inclui consultas com médicos nefrologistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. A marcação dessas consultas é realizada através do Whatsapp 71 98138-0656.
“A atuação da nossa equipe multidisciplinar no ambulatório de DRC é fundamental para garantir não apenas o acesso ao tratamento, mas também o acompanhamento humanizado, respeitando a singularidade de cada paciente e suas necessidades físicas e emocionais”, destaca dra. Fernanda Albuquerque, coordenadora de Nefrologia do INAC. O objetivo é proporcionar um cuidado integral e contínuo, que vá além do tratamento técnico, priorizando a escuta, o vínculo e a qualidade de vida dos pacientes.
Programação
Para celebrar, na próxima terça-feira (3), tem ação especial de corte de cabelo para os pacientes, com a equipe voluntária da Escola de Barbeiros Duque dos Cortes. Esta parceria já rendeu bons frutos e, agora, eles retornam ao Instituto em mais uma ação social.
Para fechar a semana, no domingo (8), o INAC realiza um evento técnico para debate sobre a osmose e qualidade da água em centros de hemodiálise, com palestra de Elízio Júnior, e visita técnica guiada pelo especialista em Engenharia Clínica e Enfermeira Coordenadora nefrologista do INAC.
Foto: Isac Oliveira