A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), segue investindo na segurança das unidades prisionais da Bahia. A Seap ampliou a quantidade de maquinários em dezenas de Conjuntos Penais e o objetivo é melhorar ainda mais a segurança em todas as unidades do estado.
O bodyscan é um equipamento de inspeção corporal que permite observar o que a pessoa revistada carrega tanto dentro do corpo, quanto fora dele, escondidos nas roupas, ou nas partes íntimas. Assim, é possível identificar drogas, armas e outros objetos ilícitos dentro de uma unidade prisional ou em qualquer outro ambiente protegido.
O raio X esteira é um equipamento que identifica qualquer material ilícito que esteja dentro de bolsa ou mala.
A Seap seguiu as orientações do Supremo Tribunal Federal (STF), que em abril deste ano, proibiu a revista íntima vexatória em visitantes. A decisão visa garantir a dignidade humana e evitar a humilhação, substituindo-a por métodos mais modernos e eficazes de segurança.
Os novos equipamentos serão instalados na Cadeia Pública de Salvador e na Penitenciária Lemos Brito. O Conjunto Penal de Feira de Santana também receberá hoje novos maquinários, que devem ser instalados nos próximos dias.
Foto: Hildazio Santana – Nucom/ Seap