Pedalar por trilhas e estradas vicinais, em meio à exuberância de paisagens naturais da Chapada Diamantina. Esse é o roteiro oferecido pelo Desafio Mucugê de Mountain Bike, evento de ciclismo que vai movimentar o município, unindo esporte de aventura e experiência turística. A 12ª edição da competição será realizada de 5 a 7 de setembro, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). As inscrições já estão abertas no site www.desafiomucuge.com.br.
A expectativa é reunir 700 ciclistas de todo o país e atrair cerca de 2,5 mil visitantes à região. “Mucugê é um dos destinos mais procurados da Chapada Diamantina, com seu rico patrimônio histórico e natural, além do enoturismo. Essa importante disputa de mountain bike é uma atração que percorre trilhas cinematográficas e tem o nosso incentivo, para potencializar essa zona turística, que está entre as mais procuradas por brasileiros e estrangeiros”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que recebeu a direção da competição, na sede da secretaria, em Salvador.
“É um evento motivador, porque consegue aliar esporte e turismo, trazendo também familiares e amigos dos atletas, para viver experiências inesquecíveis, numa das regiões mais bonitas da Bahia, do Brasil e do mundo”, destacou Welliton Camandaroba, da Alto Paraguaçu Eventos, organizadora da competição.
Disputadas em 19 categorias, por homens e mulheres de diversas faixas etárias, as provas têm dois trajetos principais, de 35 km e 150 km, válidas pelos campeonatos baiano e brasileiro de mountain bike. A largada e a chegada acontecem em frente ao Cemitério Bizantino, um dos principais atrativos de Mucugê. O município abriga, também, o Museu Vivo do Garimpo, o projeto botânico Sempre Viva, rios, cachoeiras e manifestações culturais, como a centenária Filarmônica 23 de Dezembro.
Foto: Reprodução